História do Clube

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, também conhecido como “O Elvas”, é um clube português com uma grande formação de jovens jogadores e lendas do futebol português e alentejano, sediado na cidade de Elvas, Distrito de Portalegre, no Alentejo. É um dos históricos do Alentejo e de Portugal, fundado a 15 de Agosto de 1947.

Ao longo da sua história, o “O Elvas” CAD passou por altos e baixos, onde enfrentou desafios financeiros e desportivos. No entanto, o clube sempre se manteve fiel à sua missão de promover o desporto e valorizar a cultura e a tradição do Alentejo.

As cores do clube são o azul e ouro (amarelo), os jogadores têm a alcunha de Cavaleiros azuis e ouro, tal como os seus adeptos, de maioria elvense.

O clube foi fundado a 15 de Agosto de 1947, da fusão do “Sport Lisboa e Elvas” com o “Sporting Clube Elvense”, clubes que eram filiais do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal respetivamente. A união entre os dois clubes elvenses deveu-se, fundamentalmente, ao desinteresse demonstrado pelos denominados clubes mãe, pois em meados da década de 40, quer o SL Elvas, quer o SC Elvense, viviam com algumas dificuldades financeiras e, perante a falta de auxílio variadas vezes solicitado e recusado pelos seus clubes mãe, decidiram unir-se num clube só e desta forma, conseguiram manter o desporto rei vivo na região interior.

Graças ao estatuto do “SL Elvas” que já disputava a 1ª Divisão, assim “O Elvas” continuo por três temporadas, na sua primeira passagem, na década de 40, estreou-se com um 8º lugar, em 1947/48, com vitorias contras grandes clubes, como por 1 – 2 sobre o SL Benfica, com dois golos do goleador Patalino ou a goleada por 5 – 0 ao Boavista e a vitória por 3 – 1 contra o SC Braga, seguindo-se de um 9º lugar em 1948/49 e por fim o 13º lugar na temporada seguinte, sendo, por isso, despromovido ao segundo escalão português.

Na década de 60, o “O Elvas” CAD começou a crescer em popularidade e a atrair novos jogadores e investimentos. Em 1965, o clube conquistou o seu primeiro grande título, a Taça de Portugal da terceira divisão, e em 1973 alcançou o seu maior feito até os dia de hoje, o título da antiga Terceira Divisão Nacional, garantindo assim a promoção para a segunda divisão. No mesmo ano, dia 15 de Março de 1973 nasce oficialmente o CADXL “O Elvas” primeira filial d’O Elvas CAD, criada por um grupo de imigrantes da cidade que se juntaram em Bruxelas no bairro de Ixelles.

Em 1980/81, “O Elvas” perdeu a final do Nacional da 3ª Divisão, com o título a ser conquistado pelo CF União de Coimbra na segunda fase da prova. Regressou então à Primeira Divisão, em 1986/87, com Carlos Cardoso no comando técnico e jogadores como Beto Vidigal, tendo terminado em 16º e último lugar, mas foi salvo com o aumento do número de equipas para 20 na seguinte temporada, e assim na seguinte época acabou no 15º lugar, entre as 20 equipas participantes, o que levou a equipa azul e ouro a descer de divisão.

No entanto, nos anos 90, o “O Elvas” CAD enfrentou uma nova crise financeira que quase levou o clube à falência. Graças à perseverança e determinação de seus dirigentes e adeptos, o clube conseguiu superar essa crise e se reerguer, voltando a disputar campeonatos nacionais e a conquistar novos títulos. Em 1995 o Estádio Municipal de Elvas, um dos símbolos do clube e da cidade, recebeu melhorias nas suas infraestruturas e em 2015 os relvados foram todos atualizados.

Nos anos 2000, o clube voltou a enfrentar dificuldades financeiras e esportivas, mas continuou a lutar para manter sua posição no cenário do futebol português, quando a crise bateu à porta, o clube foi caindo até que desceu ao Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Portalegre e por essa razão durante anos apenas contou com a sua formação.

Atualmente a equipa volta a reerguer-se, com uma nova direção, nova equipa técnica e uma equipa jovem, a equipa principal volta este ano ao Campeonatos de Portugal, após ter sido coroado campeão da Liga Remax – AF Portalegre, e atualmente com equipas de formação, tanto a nível distrital como nacional.

O clube já contou com as modalidades de atletismo, andebol, xadrez, boxe, futsal, ginástica e mais recentemente, basquetebol, onde participou nas competições da Associação de Basquetebol do Alentejo, também nos escalões de formação e sênior, mas que de momento o clube tem apenas o futebol ativo, já as restantes modalidades continuam ativas no conselho, mas a cargo de diferentes outros clubes, como o futsal, a cargo do ACD Belhó E Raposeira e o basquetebol pelo Clube Elvense de Natação.

Lendas_elvas
Imagem_de_Beto_Vidigal
Estadio_domingos_carrilho_patalino
Lendas_elvas
Imagem_de_Beto_Vidigal
Estadio_domingos_carrilho_patalino